COM VOCÊS, “FILHO ADOTIVO – O FILME”

Depois de divulgarmos os vídeos de 30 e 60 segundos, chegou a hora de apresentarmos o filme “Filho Adotivo” na íntegra. Criado pela Blanco Lima em parceria com a FineArt Filmes, o curta-metragem do Instituto da Visão de Cascavel integra uma campanha publicitária que visa à divulgação do tema adoção tardia nas mais variadas esferas da sociedade civil.

A qualidade da produção impressiona pela sua qualidade de fotografia, direção e edição, e revela seu caráter social desde a escolha do elenco, composto somente por atores voluntários de Cascavel. O curta-metragem tem um pouco mais de 5 minutos de duração e foi exibido pela primeira vez ao público na última quarta-feira (25), durante evento alusivo ao Dia Nacional da Adoção no Teatro Municipal de Cascavel.

O filme foi o ponto alto do evento, que contou com diversas atrações. Entre elas, o autor da música, Arthur Moreira, que contou como surgiu a inspiração de compor esta história, eternizada na voz de Sérgio Reis. “Sou nascido em São Paulo, mas me criei em Tremembé, no Vale do Paraíba. Eu, então, me considerava ‘Filho Adotivo’ desta cidade tão acolhedora. Esta era a ideia inicial da música, composta no mês de maio de 1981, ou seja, há exatos 35 anos. Mas aí, durante o processo de criação, a história foi ficando um pouco diferente. Terminei a letra em um papel que achei no restaurante onde eu estava e, em seguida, apresentei ao Serjão. Eu era professor de violão dele na época e, aquele homem, com quase dois metros de altura, chorou feito criança quando ouviu a canção, gravou e fez um sucesso enorme, com o álbum vendendo 1,25 milhão de cópias”, recorda o artista, que veio de São Paulo a convite do Instituto da Visão.

No filme, a música é interpretada por Ricardo Denchuski, que é acompanhado por uma equipe de músicos talentosos coordenados pelo produtor musical Toninho Acuña. Todos eles subiram ao palco do Teatro Municipal e foram calorosamente aplaudidos pelo público. Apresentações do Coral Municipal de Cascavel, do grupo Zenshin Daiko (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel – Acec) e o Coral do Recanto da Criança engrandeceram ainda mais o evento.

Os depoimentos de quem vive a rica experiência de criar “filhos do coração” permitiram um maior entendimento acerca do tema. É o caso do casal Lilian e Nicácio Moura, pais da Ana Vitória, hoje uma adolescente cuja única limitação é sua paralisia cerebral diante tanto amor que recebe do casal. O casal Fernando Diehl e Daniele Furlan da Silva também relataram ao público como é esta experiência de dar o mesmo amor a todos os seus quatro filhos (dois “de sangue” e dois “do coração”), independentemente de serem biológicos ou adotivos.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Sérgio Kreuz, deu maiores informações sobre o processo que envolve a adoção e frisou que somente é legal o procedimento realizado por intermédio do Poder Judiciário. A secretária de Assistência Social de Cascavel, Inês de Paula, também falou sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, ocasião em que foi acompanhada da coordenadora do Família Acolhedora, Neusa Cerutti, pela mãe acolhedora Judite de Andrade Zacarquim e pela coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção de Cascavel (Gaac), Gisele Francine David Plasse.

O evento também teve um caráter solidário. A entrada era gratuita, mas todos foram convidados a levar pacotes de fraldas e caixas de leite que foram doados ao Recanto da Criança – entidade que há 45 anos oferece acolhimento provisório a menores em situação de risco social, atendendo hoje, em casas-lares, a cerca de 30 crianças com idade entre 0 e 12 anos.

Além de mobilizar uma grande quantidade de voluntários, o projeto contou com o apoio de diversas empresas, entidades e órgãos públicos. Fazem parte desta lista: Blanco Lima Comunicação e Marketing, Instituto da Visão de Cascavel, FineArt Filmes, Prefeitura de Cascavel – Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Cultura, Juizado de Direito da Comarca de Cascavel – Vara da Infância e da Juventude, RIC TV Record, Univel, Grupo de Apoio à Adoção de Cascavel (Gaac), Gráfica Positiva, Abrigo São Vicente de Paulo, Cascavel JL Shopping, CATVE, Super Beal, Jornal A Voz do Paraná, Jornal Gazeta do Paraná, Jornal O Paraná, MB Digital, Nath´s Moda Brechó, Netty Alta Costura, New York School, Portal Cascavel, Rádio Capital FM, Rádio CBN Cascavel AM, Rádio Colméia AM, Rádio Jovem Pan FM, Portal Massa News, Irani Supermercados, Rede Outdoor, Revista Cidade News, Revista Clic Magazine, Revista Diference, Revista Fatos, Revista Gente e Notícias, Revista Nova Fase, Revista O Melhor do Oeste, Revista Viver Cascavel e TV Tarobá.







Compartilhe
Tweet